De um vídeo esquecido no YouTube, nasceu a Galinha Pintadinha – o maior fenômeno da internet brasileira.
Em 2006, Juliano Prado e Marcos Luporini postaram no YouTube um videoclipe infantil chamado “Galinha Pintadinha”. Esta foi a solução encontrada para apresentar o vídeo em uma reunião de produtores na qual eles não poderiam estar presentes. Seis meses depois, a surpresa: o vídeo havia virado um hit e já ultrapassava a marca de 500.000 visualizações, número expressivo para a época. Tamanho sucesso indicava que a personagem estreava em boa companhia, juntamente com o início do YouTube, uma nova plataforma digital de vídeos que mudaria a forma como o mundo consumiria conteúdo audiovisual.
O que aconteceu a partir de então é a trajetória de sucesso que já está registrada em números e parcerias, mostrando a grande audiência do público e o perfil multitelas da personagem. No YouTube, a Galinha Pintadinha já soma mais de 28 bilhões de visualizações e 21 milhões de inscritos, somando todos os seus canais internacionais no YouTube. Seu conteúdo está em processo de internacionalização, sendo já traduzido para nove idiomas e levando para pais e crianças do mundo todo como é o sabor e a magia da infância com a Galinha.
Em nossa história, vendemos mais de 3,5 milhões de cópias de DVDs, ganhando dois discos de diamante duplo. Entre contratos e parcerias, já temos centenas de produtos licenciados desenvolvidos, desde brinquedos e livros até fraldas e produtos de cuidados pessoais. Este êxito nos rendeu em 2015 o título de 89º marca mundial em faturamento de produtos licenciados.
Além disso, a personagem também está presente na televisão para toda América Latina com duas temporadas da sua série Galinha Pintadinha Mini, que traz novas historinhas, atividades educativas e conteúdos inéditos. É possível assisti-la no SBT, na TV Cultura, no canal Nat Geo Kids em toda a América Latina, no canal Kids Siete da TV Azteca no México, em mais de vinte canais digitais, e em diversos serviços VOD, como a Netflix e Amazon Prime. Até em tela de aviões é possível curtir a personagem durante uma viagem.
A Galinha Pintadinha também pode ser acessada na palma da mão com tablets e smartphones por meio de seus aplicativos – que estão entre os líderes de downloads no Brasil e América Latina – e do Google Assistente. É só falar: “Ok, Google. Falar com a Galinha Pintadinha” para curtir jogos, brincadeiras e atividades interativas que oferecem uma nova experiência para a família com uma avançada tecnologia que combina inteligência artificial e comunicação por voz. A Action on Google da Galinha Pintadinha é a campeã, sendo a mais acessada no país.
Ao vivo, é possível ver a personagem de pertinho em eventos que acontecem em diversos shoppings no Brasil, além do espetacular show de teatro musical itinerante “A Fabulosa Trupe da Galinha Pintadinha” que está circulando por diversos estados e cidades Brasil afora.
2018 foi um ano de mais recordes para a marca, com muitas conquistas especiais: A artista infantil ultrapassou a cantora Rihanna no número de vídeos com mais de 100 milhões de views no YouTube; Ela também é a primeira artista mais ouvida nas plataformas digitais de consumo musical como Spotify, Deezer e Shazam.
No YouTube Rewind 2018, a Galinha liderou a lista de vídeo mais visualizado na categoria infantil, a personagem foi a única a aparecer duas vezes na lista dos 10 vídeos mais populares no universo infantil no YouTube. Além disso, segundo o Google, “Galinha Pintadinha” está entre os 10 termos mais buscados no site em 2018.
Esse é o fenômeno Galinha Pintadinha, que nasceu na internet brasileira, se tornando ao longo do anos uma das marcas infantis mais queridas e fortes do mundo. Presente na vida dos pequenos desde cedo, ela é considerada o primeiro personagem dos bebês, unindo gerações e colocando para dançar, aprender e se divertir numa mesma sala a vovó e seus netinhos, os titios e os sobrinhos, os amiguinhos na festinha de aniversário, nas escolinhas e onde os pequenos estiverem, sempre sob o olhar carinhoso dos pais.